Infecção urinária e o Jeans

Infecção urinária e o Jeans

Você usa muito calça jeans? O jeans foi criado em 1853 pelo alemão Levi Strauss, para o uso de mineradores. Era um material resistente de lona marrom e, a partir daí, foi sofrendo mudanças até chegar no clássico Jeans Levis, em 1860. Na década de 30, começou a se popularizar e, nos anos 70, através da Calvin Klein, apareceu nas passarelas. Os anos se passaram, o jeans evoluiu e as mulheres são as principais consumidoras, principalmente dos modelos mais justos. O uso frequente da calça jeans ou calças justas pode colaborar para o surgimento de infecções urinárias, pois aumentam a umidade e o atrito na região íntima.

Incontinência fecal

Incontinência fecal

A Incontinência Fecal é um sintoma que afeta milhares de brasileiros. Quanto mais idoso, mais fácil será a apresentação deste quadro. É difícil avaliar a verdadeira prevalência de incontinência fecal na população, sendo referidos valores de 1,4 a 20% para o grupo com idade superior a 40 anos. Os estudos clínicos têm demonstrado que a incontinência fecal é mais frequente nas mulheres, mas em vários trabalhos epidemiológicos não se confirmou existir essa diferença nos dois sexos. Deve-se lembrar de que nossa cultura brasileira é rodeada de tabus e limitações quando nos referimos a parte da genitália de ambos os sexos.

Incontinência urinária na gestação

Incontinência urinária na gestação

Muitas alterações ocorrem no corpo da mulher durante o período da gestação para que o útero possa crescer para acomodar o bebê que está por vir. Isso não é novidade, porém, algumas dessas alterações não devem ser vistas como normais, como por exemplo a Incontinência Urinária. As gestantes costumam relatar ir mais frequentemente ao banheiro para urinar e isso é mesmo uma situação rotineira, pois quanto mais a gestação avança e maior fica a barriga, o espaço entre uma micção e outra fica menor. Isso é normal, desde que a gestante seja capaz de controlar a saída de urina, ou seja, que não a deixe escapar, pois este escape é considerado Incontinência Urinária (IU). Neste post, vamos explicar as principais causas da Incontinência Urinária na gestação e como é feito o tratamento. Confira!

Incontinência urinária

Incontinência urinária

Perder urina quando se faz algumas atividades (leves ou pesadas), mesmo que em gotinhas ou uma vez ou outra, é considerado incontinência urinária. Mas por que isso acontece? A razão para que as perda urinárias aconteçam muitas vezes é devido ao assoalho pélvico enfraquecido. Quando a mulher está acima do peso, está no climatério, é idosa, tem doença respiratória crônica, fuma, é gestante ou teve muitas gestações, o assoalho pélvico sofre danos. Outra coisa é que independentemente se o parto foi cesárea ou normal, o problema também pode aparecer, porém, as mulheres que tiveram parto normal ou ficaram em trabalho de parto por muitas horas são as mais susceptíveis a ter o problema.

Sexualidade na terceira idade

Sexualidade na terceira idade

Vamos falar de sexo na terceira idade? Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deve ser considerada como direito humano básico. Namorar é para sempre. Essa máxima é a regra de ouro da 'nova velha guarda' de brasileiros que não têm vergonha de afirmar que sexo na terceira idade é tão natural quanto na juventude. Com maior expectativa de vida, os idosos estão cada vez mais cientes disso. Incentivados ou não por ajudas medicinais, como no caso do Viagra para os homens e reposição hormonal, para as mulheres, o certo é que nunca é tarde para amar entre lençóis. Mesmo assim, por que a sociedade insiste em ainda associar velhice à falta de libido? Segundo especialistas, o tabu em relação ao sexo na terceira idade está ligado aos estereótipos e à ideia de que esta etapa da vida é sinônimo de reclusão e cuidado com os netos.

Deixando florir

Deixando florir

Seu período menstrual é difícil, muito intenso e cheio de sintomas? Aqui vão algumas dicas para passar por essa fase se sentindo melhor:

Existem três causas principais para isso: 1) doença da tiroide, 2) progesterona baixa  e 3) endometriose ou adenomiose.

De acordo com um estudo recente, a doença da tireoide é a causa mais comum e tratável de sangramento menstrual intenso. Peça ao seu médico para fazer um exame de tireoide.

Cones vaginais

Cones vaginais

Muita gente já deve ter visto esse dispositivo, que mais parece um absorvente interno, sendo vendido em lojas de equipamento de fisioterapia e em sexshops para realizar o famoso pompoarismo. O cone nada mais é do que uma carga que usamos para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. É um dispositivo com 5 cargas diferentes. Poderíamos comparar a um halter de academia.

Março - Mês Mundial de Conscientização da Endometriose

Março - Mês Mundial de Conscientização da Endometriose

Março é o mês mundial da conscientização da endometriose. Em março, muitos países ficam amarelo (a cor oficial da fita da endometriose), onde cada país celebra no mês sua data para conscientizar mais a população sobre a doença.

Calcula-se que, em todo o mundo, 176 milhões de mulheres sofram com a endometriose. Apesar de serem muitas as afetadas, conseguir um diagnóstico ainda é um desafio comum à maior parte delas. 

Dor pélvica crônica

Dor pélvica crônica

A dor pélvica crônica tem um forte impacto negativo sobre a qualidade de vida integral dos indivíduos. Caracterizada por uma dor crônica localizada na pelve com duração maior que três a seis meses.Os sintomas mais comuns no homem são dor ou desconforto no períneo, área suprapúbica, pênis e testículos, além de disúria (dor ao urinar) e dor ejaculatória. Pode haver também sintomas urinários obstrutivos como fluxo lento, intermitente e irritante, com aumento de frequência e/ou urgência. É comum a disfunção sexual em ambos os sexos.

Vulvodínia

Vulvodínia

A vulvodínia ou vestibulite vulvar, também conhecida como síndrome da vulva ardente, é uma disfunção caracterizada por uma sensação de dor aguda e ardor vulvar de longa duração.

Paralelamente, podem existir pontadas, irritação ou secura na zona afetada, que podem ser acompanhadas de prurido. Esta patologia complexa e de difícil tratamento é uma das causas de dispareunia e apareunia.