PÓS PARTO

O pós-parto merece atendimento especializado, pois, com a gestação, o corpo sofre muitas alterações, principalmente no que diz respeito ao abdômen e ao períneo.

Durante a gestação, o abdômen sofre um estiramento muscular que deve ser recuperado para que a mulher se sinta bem e para que ela não sinta dor nas costas. Isso acontece através do fortalecimento abdominal. Com o enfraquecimento muscular de abdômen, a coluna fica sobrecarregada, pois não tem apoio anterior para sustentar a postura, o que leva a dores lombares, torácicas e tensão muscular.

Para manter uma boa postura, evitar as dores nas costas e para recuperar as fibras musculares, a Fisioterapia Pélvica possui um programa de atendimento especial para o pós-parto.

Através da eletroterapia para fortalecimento muscular, exercícios especiais que associam a respiração com posturas e drenagem linfática na região de abdômen para reduzir o edema e a retenção hídrica no local, a mulher consegue recuperar boa parte de sua musculatura. Conseqüentemente, há uma diminuição das dores nas costas, fazendo com que a mulher sesinta muito bem fisicamente e psicologicamente.

Após a gestação, a musculatura do assoalho pélvico fica muito fragilizada em conseqüência do peso colocado sobre ela durante a gravidez.

Independentemente da existência de incontinência urinária e do tipo de parto, essa musculatura deverá ser fortalecida para evitarmos problemas urinários futuros.

Além disso, com o fortalecimento perineal adequado, a mulher melhorará também sua relação conjugal, sentindo mais prazer sexual e oferecendo mais prazer também ao seu parceiro.

Toda mulher merece um atendimento especial na fase pós-gestacional, para que tenha oportunidade de se sentir melhor em todos os aspectos e maior prazer em suas atividades diárias.

 Com o acompanhamento apropriado no pós-parto, a mãe também te mais disposição para cuidar do seu bebê.