Cones vaginais

Muita gente já deve ter visto esse dispositivo, que mais parece um absorvente interno, sendo vendido em lojas de equipamento de fisioterapia e em sexshops para realizar o famoso pompoarismo.

O cone nada mais é do que uma carga que usamos para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. É um dispositivo com 5 cargas diferentes. Poderíamos comparar a um halter de academia.

Ele deve ser inserido na vagina e ficar em cima da musculatura, e tem ação dependente da gravidade. Ou seja, se não estiver em pé, o cone não terá muita função. Com essa sensação de “perda” do cone, a musculatura do assoalho pélvico será solicitada.

O profissional habilitado para lhe orientar quanto ao uso do cone é o fisioterapeuta especialista em pelve/saúde da mulher. Veja bem, quando você vai à academia, o profissional não monta seu treino e avalia a SUA CARGA individualmente? Não deveria ser diferente com sua musculatura perineal, correto? Além da carga, outros quesitos são avaliados pelo profissional, principalmente a indicação adequada do cone e o seu treino específico, de acordo com as evidências científicas que temos.

O cone não é para todos e temos também as contra-indicações dele:

- Mulheres com dor na relação sexual

- Gestantes

- Mulheres sem consciência da pelve 

- Bexiga, útero caídos (prolapsos genitais)

- Menstruação 

- Uso concomitante com tampões, pessários ou diafragmas

 - Uso sem orientação de profissional especializado

- Virgens

O cone pode ser um aliado super bacana para seu tratamento, contate um fisioterapeuta pélvico. Ele vai saber montar um programa bem bacana pra você.

 

Fonte: Dra. Christine Plöger Schor