Deixando florir

Deixando florir esse ano de 2019 cheio de boas energias! 🌸

-——————

Seu período menstrual é difícil, muito intenso e cheio de sintomas? Aqui vão algumas dicas para passar por essa fase se sentindo melhor:

🚩Existem três causas principais para isso: 1) doença da tiroide, 2) progesterona baixa  e 3) endometriose ou adenomiose.

De acordo com um estudo recente, a doença da tireoide é a causa mais comum e tratável de sangramento menstrual intenso.

👉🏼Peça ao seu médico para fazer um exame de tireoide.

Se seu médico disser que a sua menstruação intensa é resultado de um desequilíbrio hormonal, significa que você não está produzindo a progesterona que precisa para diluir o revestimento do útero. A única maneira de fazer progesterona é ovular, então, se você não tem progesterona, é porque você não está ovulando. A próxima pergunta é "por que você não está ovulando?". E aqui a sua ginecologista terá que fazer uma investigação! Procure até achar uma ginecologista ou endocrinologista especializada em hormônios femininos. Não são todas que sabem lidar com esse tipo de situação.

Endometriose ou adenomiose são duas condições ginecológicas que podem causar dor e sangramento intenso. Sua ginecologista terá que realizar alguns exames para descartar essa condição.

👉🏼Evite produtos lácteos de vaca.

Laticínios de vaca (caseína A1) tornam a menstruação mais intensa. Os laticínios são um dos maiores estimuladores dos mastócitos. (Há muitos mastócitos no revestimento uterino).

👉🏼Você ainda pode ter produtos lácteos com manteiga, cabra e ovelha porque eles não têm caseína A1.

👉🏼A Cúrcuma atua reduzindo as prostaglandinas e diminuindo o estrogênio (bloqueando a enzima aromatase). Você pode usar cúrcuma durante o período menstrual. Açafrão também pode aliviar os sintomas.

👉🏼Já verificou deficiência de ferro? Não consegue levantar seu ferro? Pode ser porque você está consumindo muito leite. Laticínios inibe a absorção de ferro. Ingira alimentos ricos em ferro durante o período menstrual.

👉🏼 Lembre-se que boa parte das suas dores relacionadas a endometriose ou ao período menstrual intenso podem ter origem miofascial. Ou seja, o melhor a fazer é procurar uma fisioterapeuta pélvica para ela avaliar a sua postura, contraturas musculares na região pélvica/quadril/abdômen, pontos gatilhos, etc.. uma reeducação dos hábitos de vida é necessária! E você vai precisar de auxílio. 

Texto escrito por: Dra. Cristiane Carboni Fornari, fisioterapeuta pélvica

Porto Alegre - RS

☎️ 51 33748217

Instagram: @mundodoassoalhopelvico

Website: Mundo do Assoalho Pélvico