Incontinência urinária

Infecção urinária de repetição e fisioterapia

Infecção urinária de repetição e fisioterapia

A infecção urinária baixa ou cistite é uma das queixas mais comum entre mulheres em idade reprodutiva, sendo muito frequente no sexo feminino por causa de sua anatomia. A uretra da mulher é curta, o que facilita a ascensão de bactérias quando existe contaminação do ânus para a vagina e para a uretra. As bactérias entram pela uretra e se localizam na bexiga. Elas podem permanecer e crescer na bexiga ou atingir outras partes do trato urinário, como os ureteres e os rins, causando uma infecção do trato urinário superior. Os principais sintomas são: • Disúria: sensação de ardência, dificuldade ou dor ao urinar. • Polaciúria: micções frequentes, mesmo com pequeno volume de urina na bexiga. • Urgência miccional: sensação exagerada de vontade de urinar. • Desconforto suprapúbico. • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. • Hematúria: presença de sangue na urina

Fisioterapia para o parto cesáreo

Fisioterapia para o parto cesáreo

O processo gestacional é cheio de mudanças e adaptações corporais, onde cada trimestre possui sua peculiaridade. A fisioterapia nesse perfil de paciente visa preparar e proporcionar uma experiencia gravídica única para essa mulher prevenindo e/ou tratando desconfortos que surgem independente à via de parto, então a resposta é SIM! É realizado um trabalho global de percepção corporal, onde há a orientação de estruturas anatômicas, readequação respiratória e postural, aumento da dinâmica da pelve, mobilidade global visto que o eixo corporal tende a mudar progressivamente. As gestantes comumente queixam-se de náuseas, enjoos, dores nas regiões lombossacral, baixo-ventre e cóccix (queixas resultantes de tensões musculares causadas pelas adaptações corporais) que tendem a responder positivamente às técnicas não farmacológicas para o alívio da dor.

Fisioterapia Pélvica na Incontinência Urinária Pós-prostatectomia Radical

Fisioterapia Pélvica na Incontinência Urinária Pós-prostatectomia Radical

O câncer de Próstata no Brasil é o segundo tipo de câncer que mais mata, perdendo somente para o de Pulmão. A cada 10 pacientes em países subdesenvolvidos, cerca de 3 a 4 homens morrem da doença. Quando detectado precocemente, tem até 95% de chances de cura. Porém, quase 50% dos homens brasileiros nunca passaram em consulta com Urologista, situação que eleva o número de casos ao ano (a cada 6 homens, 1 tem a doença). INCA, 2019. A Próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga – a uretra, canal que leva a urina para fora do corpo, passa em seu interior. Ela cresce cerca de 0,4g/ano a partir dos 30 anos. No adulto jovem seu peso está em torno de 20 gramas (figura 1). A glândula produz o líquido prostático. Essa substância é misturada com o líquido seminal, que vem das vesículas seminais. Juntos, eles formam 90%  do sêmen e são responsáveis por nutrir , proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides. Esses gametas são produzidos nos testículos e chegam à próstata pelo canal deferente.

Dia Mundial Sem Xixi na Cama

Dia Mundial Sem Xixi na Cama

Durante décadas, a enurese (perda de urina durante o sono) foi considerada como uma condição simples que se resolveria espontaneamente. No entanto, agora é considerado como um transtorno complexo envolvendo vários fatores, como disfunção da bexiga e a produção excessiva de urina durante a noite. A enurese não tem uma causa psicológica, na maioria dos casos é causada por excesso de produção de urina durante a noite, a incapacidade de acordar ou a capacidade reduzida da bexiga. Esta condição médica pode ter um sério efeito prejudicial na autoestima da criança, no bem-estar emocional e no funcionamento diurno, incluindo desempenho escolar e social. No entanto, o impacto sobre a criança e sua família é muitas vezes subestimado e banalizado. A Sociedade Internacional de Continência Infantil (ICCS) e a Sociedade Europeia de Urologia Pediátrica (ESPU) lançaram o Dia Mundial da Enurese (WBD) em 2015. Este ano marca o quinto ano consecutivo que o dia será lembrado globalmente e acontece, hoje, no dia 28 de maio de 2019. A iniciativa continuará a aumentar a conscientização entre o público e os profissionais de saúde em torno desta condição médica comum. O tema do Dia Mundial do Enurese 2019 continua o mesmo dos anos anteriores e focará em 'Tempo para Agir', reconhecendo que muito mais pode ser feito para diagnosticar e tratar as crianças que sofrem de enurese.

Fisioterapia Pélvica Hospitalar

Fisioterapia Pélvica Hospitalar

A Fisioterapia Pélvica abrange muitas subáreas dentro dela. Sabemos que o Fisioterapeuta Pélvico pode trabalhar com diversos públicos desde crianças até idosos, mulheres e homens na mais vasta lacunas como a Urologia, Sexualidade, Coloproctologia, Oncologia Pélvica masculina e feminina e Obstetrícia.Mas uma área pouquíssimo explorada é trabalhar tudo isso ainda com o paciente internado. A minha experiência nesta seção iniciou a pelo menos dois anos quando fui contratada a atender o paciente ainda hospitalizado e realizar a reabilitação do assoalho pélvico em um Hospital de grande porte em São Paulo, capital.

Incontinência urinária

Incontinência urinária

Perder urina quando se faz algumas atividades (leves ou pesadas), mesmo que em gotinhas ou uma vez ou outra, é considerado incontinência urinária. Mas por que isso acontece? A razão para que as perda urinárias aconteçam muitas vezes é devido ao assoalho pélvico enfraquecido. Quando a mulher está acima do peso, está no climatério, é idosa, tem doença respiratória crônica, fuma, é gestante ou teve muitas gestações, o assoalho pélvico sofre danos. Outra coisa é que independentemente se o parto foi cesárea ou normal, o problema também pode aparecer, porém, as mulheres que tiveram parto normal ou ficaram em trabalho de parto por muitas horas são as mais susceptíveis a ter o problema.