Biofeedback

Fisioterapia Pélvica Masculina

Fisioterapia Pélvica Masculina

Muito se fala da Fisioterapia Pélvica na Saúde da Mulher, mas é importante lembrar que essa especialidade também é voltada para a Saúde do Homem, uma vez que os homens também possuemtodo o complexo do Assoalho Pélvico e, adjunto à isso, também podem apresentar disfunções miccionais, anorretais e/ou sexuais, além de dores pélvicas crônicas. O tratamento da Fisioterapia Pélvica na Saúde do Homem tem como objetivo manter a funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico, com orientações adequadas baseadas numa visão integral do homem e sua sexualidade - atuando de forma multidisciplinar, com urologistas, coloproctologistas, nutricionistas, psicólogos especialistas em sexualidade humana, dentre outros profissionais da área da saúde que possam vir acompanhar este paciente - de modo a oferecer para o paciente uma boa qualidade de vida.

Fisioterapia Pélvica na Incontinência Urinária Pós-prostatectomia Radical

Fisioterapia Pélvica na Incontinência Urinária Pós-prostatectomia Radical

O câncer de Próstata no Brasil é o segundo tipo de câncer que mais mata, perdendo somente para o de Pulmão. A cada 10 pacientes em países subdesenvolvidos, cerca de 3 a 4 homens morrem da doença. Quando detectado precocemente, tem até 95% de chances de cura. Porém, quase 50% dos homens brasileiros nunca passaram em consulta com Urologista, situação que eleva o número de casos ao ano (a cada 6 homens, 1 tem a doença). INCA, 2019. A Próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga – a uretra, canal que leva a urina para fora do corpo, passa em seu interior. Ela cresce cerca de 0,4g/ano a partir dos 30 anos. No adulto jovem seu peso está em torno de 20 gramas (figura 1). A glândula produz o líquido prostático. Essa substância é misturada com o líquido seminal, que vem das vesículas seminais. Juntos, eles formam 90%  do sêmen e são responsáveis por nutrir , proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides. Esses gametas são produzidos nos testículos e chegam à próstata pelo canal deferente.

Constipação intestinal

Constipação intestinal

O ideal para o corpo é que a evacuação aconteça diariamente, mas é considerado normal evacuar até, no mínimo, três vezes por semana, sem indicação de nenhum problema. Menos do que isso já se caracteriza como constipação ou prisão de ventre. Entre os sintomas da constipação estão o esforço excessivo para evacuar, fezes muito duras ou em pedaços pequenos, sensação de evacuação incompleta, sensação de obstrução retal, necessidade de comprimir o abdome na hora de evacuar e necessidade de ajudar a evacuação com os dedos.