Brinquedos eróticos ou terapêuticos?

Olá, tudo bem? 

Eu me chamo Manu Andrade, sou Fisioterapeuta Pélvica e atuo na Bahia. Hoje, estou escrevendo esse texto pra te chamar atenção e te fazer repensar em algumas coisas que fomos ensinados que eram proibidas, mas o dia a dia está nos fazendo utilizar. 

Ficou curioso(a), né? Te pergunto, quando falamos em boutique sensual ou sex shops, você pensa que os brinquedos são ERÓTICOS ou TERAPÊUTICOS? Vamos entender o porquê e quebrar o tabu!

Fisioterapeutas pélvicos cada vez mais têm sugerido a seus pacientes, isso mesmo, homens e mulheres, produtos que auxiliam no tratamento fisioterapêutico, mas que são encontrados apenas em boutiques sensuais ou sex shops e isso tem gerado muito tabu e dúvidas acerca da sua eficácia e o porquê de serem encontrados nesses locais. Vamos lá: quando falamos em fisioterapia pélvica estamos falando literalmente do assoalho pélvico que é o músculo que envolve a vagina ou o pênis. Sendo assim, não podemos pensar em acessórios que não estejam em sex shop, já que os mesmos estimulam a região íntima através de produtos que esquentam, esfriam, vibram e pulsam e nós fisioterapeutas utilizamos esses produtos ou acessórios para trabalhar a sensibilidade desses pacientes nessas regiões específicas. 

Esses produtos ou acessórios tem sido indicados para má formação ou atrofia de vagina, pós operatório de próstata, disfunções sexuais como: dor durante a penetração na relação sexual (dispareunia), impossibilidade de penetração devido a contrações involuntárias dos músculos vaginais(vaginismo), disfunção erétil ou ejaculação precoce, anorgasmia ou disorgasmia (que é ausência do orgasmo ou dificuldade em ter um orgasmo), incontinência urinária, entre outros. Portanto não se assuste se receber do seu fisioterapeuta uma indicação de uma visita ao sex shop.

Alguns desses acessórios ou produtos que são vendidos no sex shops ou boutiques sensuais associados a exercícios com ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, que têm a função de reabilitar o assoalho pélvico de acordo com a queixa de cada paciente e após uma AVALIAÇÃO do mesmo, pois, cada paciente tem o seu tratamento de forma individual. Os cones vaginais, por exemplo, são um conjunto de pesos que variam de 20 a 70 gramas que são utilizados para o fortalecimento da musculatura pélvica, eles devem ser introduzidos no canal vaginal da paciente e servem para tratamento e/ou prevenção. Dilatadores vaginais também têm sido indicados para alongar o canal vaginal nos caso de atrofia. Temos as dedeiras, bolsas térmicas que foram feitos em modelos especiais por uma fisioterapeuta pélvica, onde eles têm formato anatômico. Trabalhamos também com a vibração em forma de bullets vibratórios ou o peridell que tem quatro ponteiras e também trabalha através de estímulos vibratórios, que vem sendo estudados através de investigações acerca da sua eficácia na melhora da lubrificação, potencializando a força muscular juntos aos exercícios de contração e relaxamento, aumento do fluxo sanguíneo local e o seu uso tem sido recomendado de 3 a 4 vezes por semana. Nos casos das disfunções sexuais,principalmente em mulheres as pesquisas mostram que uma visita ao sexshop pode ser muito benéfica, pois, podemos estimular o prazer sexual,as mulheres voltam com uma idéia elegante da sexualidade, onde, a mesma deve entender que ir ao sex shop é normal, saudável e deve perder o preconceito de sentir prazer. O profissional deve ter a sensibilidade de indicar produtos ou acessórios que vão ajudá-las a explorar seu corpo colocando-a em contato com suas áreas erógenas. É saudável para você, é saudável para o casal.

Lembrem-se, os produtos ou acessórios devem ser higienizados antes e após o uso, são de uso individual, para introdução deve-se utilizar óleo de côco (em outra oportunidade falaremos dele) ou lubrificantes a base de água. E o principal: é preciso passar por uma avaliação fisioterapêutica, e qualquer trabalho no assoalho pélvico deve ser feito por um FISIOTERAPEUTA PÉLVICO,a utilização de forma incorreta ou exercícios incorretos podem levar a disfunções pélvicas ou infecções.

Espero que tenham gostado e até a próxima, beijooos!!!

Texto escrito por: Manu Andrade

CREFITO-7/208.404 - F

Fisioterapeuta formada pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) - unidade Feira de Santana (Bahia)

Pós graduanda em Fisioterapia Pélvica e Obstetrícia pelo IDE ( Instituto de Desenvolvimento Educacional ) - Unidade Salvador (Bahia)

Cursos complementares em Fisioterapia Pélvica, Obstetrícia e Fisioterapia na Sexualidade. Educação Sexual On line pela Trainee Vip - (Brasília/ 360 horas)

Palestrante
Instagram: Manu Andrade