Por que eu devo ter um fisioterapeuta no meu trabalho de parto?
Essa pergunta é muito comum nas consultas de pré-natal!
Eu sempre tento responder de forma clara e objetiva para as pacientes.
Mas vamos fale de forma mais científica!
A Fisioterapia é uma profissão de nível superior que atua embasada na cinesiologia e biomecânica do corpo humano.
Passamos cinco anos de formação estudando disciplinas de cinesioterapia, eletrotermofototerapia, recursos manuais e entre outras.
Então, quando estamos atendendo uma gestante durante o trabalho de parto, estamos aplicando nossos conhecimentos científicos para oferecer a paciente uma experiência positiva do seu parto.
Logo, quando aplicamos algum método não farmacológico, como a massagem, Bola Suíça, TENS, ou quando colocamos a mulher em alguma postura ou para fazer algum tipo de exercício durante o parto, estamos utilizando nossos conhecimentos da formação do fisioterapeuta.
Então fica bem claro que somos profissionais AUTÔNOMOS que não precisamos fazer nenhum outra formação (não fisioterapeuta) para atuar durante o parto.
NÃO precisamos de outro curso para nós complementarmos enquanto profissional.
Mas claro do que isso fica difícil!Então, não é complicado e nem difícil explicar a nossa atuação e nosso diferencial durante o parto para outros profissionais e pacientes.
Sou fisioterapeuta e tenho muito orgulho de ser um profissional que utiliza seus conhecimentos de biomecânica e cinesiologia para atuar durante o parto ❤️
Texto escrito: Alexandre Delgado
Crefito: 189526 F