O desejo é a fase inicial da resposta sexual, isto acontece quando a mulher e o homem recebem estímulos sexuais prazerosos, e a partir destes, ocorrem impulsos vindos de centros específicos do cérebro que promovem o início da excitação - lubrificação vaginal e ereção.
Quando o casal costuma praticar sexo com poucas preliminares, ocorre inadequada excitação, principalmente para a mulher que necessita de maior tempo de estímulos, e como consequência ela sente pouco prazer e maiores serão a chance de não sentir orgasmo. Isto a longo prazo ocasiona consequências negativas no desejo e na vida sexual do casal.
A verdade é que haverá diminuição do desejo sexual quando a pessoa faz sexo ruim com frequência.
A importância do desejo sexual para a sexualidade do casal.
Mulheres e homens necessitam serem bem estimulados sexualmente para sentirem prazer e satisfação com a prática sexual, deste modo favorecerá o desejo.
A mulher apresenta maior dificuldade em relação ao homem quanto a sentir desejo sexual, isto ocorre devido a educação familiar e religiosa serem com frequência repressoras em relação ao sexo e o papel da mulher neste, assim como, ao inadequado estímulo sexual que as pessoas recebem do parceiro (a) e de si próprio.
Outros fatores interferem no desejo do casal, como o baixo envolvimento emocional no sexo e na relação a dois, falta de intimidade e parceria entre ambos, doenças físicas, problemas emocionais, dificuldades financeiras, comprometimento dos músculos do períneo, e outros.
O sexo é uma atividade física que exige muito dos músculos vaginais e pênis, se estiverem com boa elasticidade, circulação e força terão saúde e favorecerão o prazer. Caso contrário, mulheres e homens terão problemas de saúde local e na sua sexualidade.
Atitudes para melhorar o desejo sexual
Algumas atitudes que o casal pode realizar para melhorar o desejo sexual de um ou ambos, entre elas têm-se:
1- Manter o respeito e parceria durante as atividades diárias, isto refletirá no desejo e intimidade entre o casal;
2- Dialogar com frequência sobre a vida sexual de cada um e do casal;
3- Realizar com frequência as preliminares com estímulos prazerosos para ambos, sem pressa para a penetração;
4- Conhecer o seu corpo e do outro, desejos e gostos durante a intimidade;
5- Mulheres e homens precisam ter os músculos do assoalho pélvico saudáveis, assim elas sentirão maior prazer e facilidade para o orgasmo.
O casal precisa mudar suas práticas e hábitos sexuais constantemente, mudar de posições, ambientes e estímulos.
Fabiane Dell`Antônio - Fisioterapeuta
Palestrante - Consultora da Empresa HotFlowers – SP
* Mestrado em Ciências da Saúde Humana – UnC / SC
* Especialização em Neuropsicologia e Aprendizado – PUC / PR
* Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia – Inspirar / PR
* Especialização em Sexualidade Humana – USP / SP