Exercícios para o Assoalho Pélvico

Como qualquer outro músculo, o Assoalho Pélvico deve ser mantido forte, sadio e ativo durante toda a vida por meio do exercício. Existem diversos tipos de exercícios que podem ser realizados pela própria pessoa, na comodidade do seu lar ou mesmo durante as atividades da vida diária.

Não há diferença de exercícios para homens e mulheres, uma vez que a musculatura é praticamente a mesma para ambos.

Exercitar constantemente o Assoalho Pélvico, além de evitar o enfraquecimento, melhora ainda a irrigação sanguínea desta musculatura, favorecendo as condições necessárias a um orgasmo eficaz e diminui a ação degenerativa do envelhecimento sobre o sistema urogenital da mulher, evitando as disfunções sexuais associadas, e do homem, especialmente quanto à disfunção erétil.

Podem ser feitos com o auxílio de bolas suíças, sobre as quais o paciente se senta, fazendo contrações dos músculos do assoalho pélvico, também podem ser feitos através do uso de cones vaginais.
Além do trabalho manual que visa a propriocepção muscular, a melhora da fibrose causada por cicatrizes e o relaxamento muscular.
Também faz parte deste trabalho, a conscientização da contração muscular e desenvolvimento de força.


E, lembrando que fazer exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico sem orientação de um Fisioterapeuta Pélvico especialista é prejudicial à saúde!

#AssoalhoPelvico #BarbaraTramujas #DiastaseAbdominal #DisfuncaoSexual#drabarbaratramujas #fisioterapiapelvica #incontinenciaurinaria #Linfotaping#MAP

* colaboração de texto: Perineo.net