O vaginismo é uma contração vaginal que causa desconforto, ardência, dor, problemas com a penetração ou total incapacidade de ter intercurso sexual.
É uma disfunção onde existem espasmos involuntários da vagina durante tentativas de intercurso sexual. Os espasmos são causados por contrações involuntárias dos músculos do assoalho pélvico, ao redor da vagina. A mulher não controla diretamente os espasmos; é uma reação pélvica involuntária. Ela pode nem estar ciente que a reação do músculo está causando os espasmos ou o problema com a penetração.
Em alguns casos, os espasmos do vaginismo podem começar a causar ardência ou dor durante o intercurso sexual. Em outros casos, a penetração pode ser difícil ou completamente impossível.
O vaginismo é a principal causa de relacionamentos não consumados. Os espasmos podem ser tão restritos que a abertura à vagina fecha totalmente e o homem não consegue inserir o pênis. A dor do vaginismo acaba quando a tentativa sexual é suspendida. Em geral, o intercurso sexual deve ser interrompido devido à dor ou ao desconforto.
Tipos de vaginismo
Quando uma mulher nunca, em nenhum momento, conseguiu ter intercurso sexual sem dor devido a este espasmo do músculo, esta disfunção é conhecida como vaginismo primário. Algumas mulheres com vaginismo primário não conseguem usar absorventes internos e/ou fazer exames pélvicos. Muitos casais não conseguem consumar o relacionamento devido ao vaginismo primário.
O vaginismo também pode desenvolver mais tarde na vida, depois de muitos anos de intercurso sexual prazeroso. Este tipo de disfunção é conhecido como vaginismo secundário, e é geralmente precipitado por uma condição médica, evento traumático, parto, cirurgia ou menopausa.
Tratamento
O vaginismo é altamente tratável e o processo não requer medicamentos, cirurgia, hipnose ou qualquer outra técnica invasiva complexa.
A abordagem da fisioterapia combina exercícios de controle do assoalho pélvico, exercícios de inserção ou de dilatação, técnicas de eliminação da dor, etapas de transição e exercícios que ajudam a mulher a identificar, expressar e resolver quaisquer componentes emocionais que contribuam para o problema.
PROCURE UM FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA!
Fonte: Vaginismus.com